Apresentação
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) possuirá aproximadamente 1527 km de extensão, configurando um eixo logístico estratégico para o Brasil. Seu traçado interligará o Porto Sul em Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), onde fará a conexão com a Ferrovia Norte-Sul (FNS). A concepção e implantação desse empreendimento demanda a consideração de diversos fatores ambientais, patrimoniais e culturais, entre os quais se destaca a gestão do patrimônio arqueológico.
Nesse contexto, o Programa de Arqueologia da FIOL, que iniciou em 2010, inclui o levantamento/prospecção, validação, resgate dos sítios arqueológicos, monitoramento arqueológico, análise laboratorial das peças arqueológicas resgatadas, levantamento histórico-cultural e educação patrimonial. Todas as etapas são desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do licenciamento ambiental e as legislações vigentes para a proteção do patrimônio arqueológico nacional.
Dessa forma, a Cartilha Ambiental: Patrimônio e Arqueologia ao Longo da FIOL, sistematiza os resultados e as metodologias empregadas nos 15 anos de pesquisa. Ao realizar a sua leitura, é possível acessar os principais dados e análises do processo da pesquisa e sua relevância para o conhecimento do patrimônio arqueológico.






